SUSTENTABILIDADE EM SAÚDE

Quando se fala em sustentabilidade, o mais comum é pensar diretamente no viés ecológico do conceito. Mas a definição do termo não está relacionada apenas com a questão ambiental. A sustentabilidade também engloba aspectos econômicos, sociais e culturais, uma conjunção de fatores que tem tudo a ver com a ideia de saúde integral.
Sim, sustentabilidade e saúde estão mais relacionadas do que muita gente imagina. Atitudes sustentáveis podem trazer grandes benefícios para a saúde, do mesmo modo que atitudes saudáveis podem estimular a sustentabilidade.
Ter saúde não significa apenas estar bem fisicamente. A própria OMS reconhece que o conceito vai além da ausência de enfermidade, aliando o bem-estar físico, mental e social.
Enquanto isso vem da psicologia a noção de saúde integral, que engloba o bem-estar físico, espiritual, intelectual, ocupacional, financeiro, emocional, meio ambiental, social e cultural. Segundo essa vertente, se um desses aspectos não está bem, o ser humano como um todo também não estará.
Diante disso, é notável que saúde e sustentabilidade têm vários fatores de influência em comum.
Sustentabilidade: Qualidade do que é ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.
Saúde integral: Bem-estar físico, espiritual, intelectual, ocupacional, financeiro, emocional, meio ambiental, social e cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *