ANALISE CRÍTICA DA DIREÇÃO, COMO SE ORGANIZAR?

Analise Crítica da Direção é acompanhar o desempenho do sistema de gestão, responsabilizando-se por prestar contas pela eficácia do SGQ e assegurando que o sistema alcance os resultados pretendidos. Para que isso aconteça, a Alta Direção precisa estar sempre acompanhando o andamento e o resultado dos processos do SGQ. Isso não significa que ela deva conduzir todos os processos operacionalmente, é preciso que se crie condições para que a Alta Direção visualize o desempenho do sistema de gestão como um todo periodicamente.
Para realizar uma análise crítica adequada a Alta Direção também deve considerar:
• As mudanças em questões externas e internas que sejam pertinentes para o SGQ;
• O feedback das partes interessadas;
• A extensão na qual os objetivos da qualidade foram alcançados;
• Os resultados de monitoramento e medição;
• O desempenho de provedores externos;
• A eficácia das ações tomadas para abordar riscos e oportunidades.

Seguir essa ordem não é obrigatório para a realização da Análise Crítica, mas acompanhá-la pode facilitar a visualização de como o sistema de gestão se comportou no período analisado.

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