GESTÃO DO CORPO CLÍNICO

Um dos maiores desafios das instituições de saúde tem a ver com a gestão dos profissionais do corpo clínico. Eles atuam ao lado de outros colaboradores, a fim de prestar a devida assistência aos pacientes.A gestão de um hospital envolve muitas questões relacionadas não só à saúde, mas também à administração da instituição propriamente dita. Leia mais… »

LEAN & SIX SIGMA NA SAÚDE

Quando bem implementado em Instituições de Saúde, a filosofia Lean Seis Sigma pode trazer inúmeros benefícios a todos, incluindo os pacientes e os colaboradores. Na área da saúde, garantir um ambiente mais seguro e propício à prática assistencial e melhorar o uso de recursos financeiros e humanos estão na lista de prioridades. Utilizando o Lean Leia mais… »

GESTÃO DE PROJETOS EM SAÚDE

Tendo como principais vertentes de sucesso para um projeto/empreendimento as condições de preço, prazo e qualidade, precisamos ter um processo de Gestão de Projetos muito bem estruturado e padronizado, visando a melhor utilização dos recursos finitos disponíveis.Mais que um processo, a Gestão de Projetos em Saúde se tornou uma das principais estratégias para o sucesso Leia mais… »

GESTÃO DE PROCESSOS EM SAÚDE

Hospitais, clínicas e outras instituições do segmento de Saúde, são organizações que lidam diretamente com o público final “pacientes”, isso significa que prestam um serviço diretamente à população e totalmente relacionado ao seu bem mais precioso, a VIDA. Devido sua imensa responsabilidade para com a sociedade e seu público, estão submetidas a regulamentações de órgãos Leia mais… »

SEGURANÇA DO PACIENTE

A segurança do paciente é uma nova área da Saúde que enfatiza o relato, análise e prevenção do erro médico que frequentemente levam a eventos adversos.Reconhecendo que os erros relacionados aos cuidados de saúde impactavam 1 a cada 10 pacientes no mundo inteiro, a Organização Mundial da Saúde considerou a segurança do paciente como uma Leia mais… »

GESTÃO DE RISCO NA SAÚDE

Gestão de risco na saúde consiste em medidas de controle e prevenção para evitar e reduzir a probabilidade de uma situação de erro ou perigo aconteça, com implantação de ações preventivas, corretivas e contingenciais para garantir eficácia e eficiência operacional e oferecer um serviço de saúde com qualidade e segurança ao paciente. Em instituições de Leia mais… »

AUDITORIAS NA ÁREA DA SAÚDE

As auditorias na área de saúde tem a função de analisar se a gestão e procedimentos realizados em uma instituição de saúde estão em concordância com os objetivos da organização, legislação, normas regulatórias e serviços de saúde prestados ao paciente, considerando os protocolos assistenciais e as boas práticas.A auditoria não é apenas uma ferramenta de Leia mais… »

GESTÃO ESTRATÉGICA EM SAÚDE

A Gestão Estratégica em Saúde é o conjunto de práticas e objetivos definidos pelos principais gestores de uma instituição, através da identificação e reconhecimento dos fatores internos (forças e fraquezas) e os externos (ameaças e oportunidades) existentes, proporcionando um melhor gerenciamento dos recursos que são limitados, de forma que que os objetivos e metas sejam Leia mais… »

A CADEIA DE VALOR NA SAÚDE

A Cadeia de Valor é um modelo estratégico que tem como objetivo estabelecer os processos que determinam os custos das atividades que impactam o seu Negócio. As limitações operacionais e a consequente redução da produtividade dos colaboradores, trazem consequências indesejáveis para a qualidade e para os ganhos da organização.Ao ter os processos bem definidos e Leia mais… »

ACREDITAÇÃO CANADENSE

A Acreditação Canadense consiste em ações para garantir a integralidade do cuidado ao paciente, estabelecendo rotinas e protocolos mais rigorosos que garantem ao profissional medidas seguras a cada intervenção, desde a sua entrada até a alta hospitalar. Significa identificar antecipadamente quais são os riscos possíveis durante o atendimento de um paciente e estimular a melhoria Leia mais… »