CRITÉRIOS X MÉTODOS PARA OPERAÇÃO E CONTROLE DOS PROCESSOS

Todo processo deve ter critérios e métodos para assegurar a sua operação e controle. Devemos analisar os processos existentes em uma organização e decidir quais deverão ser controlados. Este é um trabalho delicado e deve ser realizado com muito cuidado e por quem tem experiência.
Quanto maior for o número de processos a controlar, maior será o trabalho para realizar sua gestão. Cada processo a controlar significa mitigação de riscos, melhoria da qualidade, melhoria da produtividade da organização, dentre outros.
Por isso, é importante ter certeza que de quais e como controlar os processos será útil para a organização. Evidentemente, existem inúmeros processos em qualquer organização que não necessitam ser controlados. Tudo depende da relevância do processo para os objetivos da organização.
Se tomarmos como exemplo o processo de respiração das pessoas em uma CTI ou em um submarino, talvez este processo seja de importância vital, enquanto que, em áreas administrativas não temos os mesmos impactos e significância.
Cada processo existente tem que trabalhar para sua Organização, ele precisa ser útil, necessário para a existência da Organização, caso contrário, não deveria existir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *