VERIFICAÇÃO DOS PROCESSOS

A Verificação dos Processos é uma atividade, a qual pode envolver a análise de um sistema, produto ou serviço para certificar se estes, atendem aos requisitos estabelecidos.
Sendo considerado um componente crítico identificado em qualquer sistema de gestão da qualidade, a Verificação dos Processos a ser realizada deve ser independente ao executante da tarefa operacional.
Podendo ser classificada como uma avaliação dos sistemas de controle e verificação de uma empresa, a Verificação dos Processos tem o objetivo de definir se os recursos produtivos e humanos estão sendo aplicados e distribuídos de maneira mais eficiente possível, evitando retrabalhos e desperdícios na operação.
Utilizando-se como uma ferramenta da gestão, a Verificação dos Processos tem como um de seus objetivos, avaliar se o que foi planejado realmente foi realizado, ou seja, se o processo está eficaz.
Uma auditoria de processos também pode ser realizada para avaliar se os requisitos estão sendo documentados como deveriam, avaliar a eficácia de treinamentos e ainda prever falhas ou inconsistências entre requisitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *