ESCOPO DA EMPRESA OU ESCOPO DO SGQ?

Definir o que é necessário é o primeiro passo para estabelecer um Escopo da Empresa. Essa definição atravessa etapas de mapeamento e análises, tanto de prazos quanto recursos. Essas etapas irão ajudá-lo a definir o trabalho que precisa ser feito. Uma vez definido, designe tarefas e forneça a sua equipe a direção que eles precisam para entregar o projeto no prazo e no orçamento.
Determinar o Escopo do SGQ é definir exatamente onde o Sistema de Gestão da Qualidade se aplica. Nele declaramos os tipos de produtos e serviços cobertos pelo SGQ. O escopo delimita a atuação do SGQ na organização e deve ser mantido como um documento da organização, podendo ser de maneira impressa ou virtual.
A Norma determina que a análise do contexto da organização esteja coerente com o escopo determinado. Em outras palavras, se nós vamos definir um escopo limitado, com apenas alguns produtos e serviços, toda a análise de questões internas e externas e as partes interessadas precisam ser coerentes com o escopo limitado. Da mesma forma, se vamos definir um escopo amplo, com todos os produtos e serviços, toda a análise do contexto precisa ser coerente com o escopo abrangente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *