A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS PELO INMETRO

O certificado é um documento que comprova que os produtos fabricados nas empresas apresentam conformidade com as normas e requisitos exigidos pelo INMETRO.
A certificação de conformidade induz à busca contínua da melhoria da qualidade. As empresas que se engajam neste movimento, orientam-se para assegurar a qualidade dos seus produtos, processos e serviços, beneficiando-se com a melhoria da produtividade e aumento da competitividade.
A certificação é um indicador para os consumidores de que o produto, processo ou serviço atende a padrões mínimos de qualidade.
Em relação às trocas comerciais, no âmbito dos blocos econômicos, é particularmente importante a certificação de conformidade. É cada vez mais usual o caráter compulsório da certificação para a comercialização de produtos que se relacionam com a saúde, a segurança e o meio ambiente. A livre circulação de bens e serviços só se viabiliza integralmente se os países envolvidos mantiverem sistemas de certificação compatíveis e mutuamente reconhecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *